gallery/logo_olhar_lingua_portuguesa
gallery/3b7851f3531424ed4e96f647e07e3b58_290x147
gallery/facebook
gallery/nilzangela de lima souza instituto olhar da lingua portuguesa no mundo

INSTITUTO OLHAR DA LINGUA PORTUGUESA

 

O Instituto Olhar da Língua Portuguesa no Mundo foi idealizado por Nilzangela de Lima Souza  em parceria com a Casa do Poeta.

Desta parceria nasceu o concurso internacional de poemas “ O Olhar da Língua Portuguesa no Mundo” com o intuito de aproximar os povos através de olhares cotidianos.

Para nossa surpresa e apreciação pessoas lusas e brasileiras que vivem em diferentes países tais como Japão, Angola, Moçambique, Portugal, Inglaterra, entre outros se inscreveram no concurso resultando em centenas de poetas e entusiastas ligados pelo mesmo ideal “ poesia”.

Seguiremos fortalecendo nossas raízes através de intercambio de escritores, poetas e entusiastas.

O  Instituto Olhar da Língua Portuguesa no Mundo possui elementos do Portugal moderno que preservou suas tradições ancestrais e valores culturais antigos englobando os elementos mais essenciais do quotidiano.

NILZÂNGELA DE LIMA SOUZA

É promotora de projetos culturais consolidados através dos tempos na matriz idiomática português... É incentivadora de estudos eruditos da cultura e sociedade, artes plásticas, literatura, poesia e música dos países de língua portuguesa no mundo, com trabalhos conjuntos Portugal/Brasil, apartir de São Paulo, SP – Brasil, a maior cidade do mundo de fala do idioma português e seus costumes dialéticos e culturais e sociais e econômicos.

Formada pela FAMEC – Faculdade Maria Montessori em Licenciatura de Artes Visuais e extensão em História da Arte pela ECA – Escola de comunicação e Artes da Universidade de São Paulo. Artes Visuais na Escola Pan-americana de Artes, São Paulo, SP.

Estudou Poesias Visuais no MAC – Museu de Artes Contemporânea daUSP – Universidade de São Paulo - Poéticas Visuais. Na Escola Giglio de Artes -Firenze estudou pintura na técnica aquarela e, curso acadêmico de cinema, rádio e TV na Faculdade Anhembi Morumbi, São Paulo, SP.  É Embaixadora Cultural da Casa do Poeta de São Paulo, SP - Brasil.

Sócia e diretora do Ateliê Nicah Gomes, São Paulo, SP - Brasil Diretora “Embaixadora Cultural” da Associação Portuguesa de Poetas, Lisboa, Portugal, Núcleo de São Paulo, Brasil. Membro Honorário da Ordem do Infante D. Henrique e Membro Honorário da Ordem da Liberdade, ambas instituições de Lisboa, Portugal. É membro da Associação Portuguesa de Escritores e Membro da APAP Lisboa. Em 2009 lançou a obra poética “Olhos de (En)Canto ́ ́, pela Editora Pró-Infantil São Paulo – SP- FENAC Avenida Paulista, Co-dirigiu o documentário  “Identidades “, abordando a experiência de pessoas que vivem em situação de rua. No Centro de Atendimento Armenia – São Paulo - SP

Em 2010 publicou sua segunda obra literária, o livro de poesia Koesias I, publicado pela Editora Terceira Margem Livraria da Vila./